segunda-feira, 25 de março de 2013

Da sala de aula à prática


Os alunos já estão formados e preparados para o mercado. O curso tecnológico de Produção Audiovisual da UniJorge tem a proposta de oferecer, aos interessados em se profissionalizar nesse segmento, conhecimento prático em um período de tempo mais curto (três anos), buscando aplicar em trabalhos acadêmicos as reais pressões enfrentadas no cotidiano. 

No ano passado, para homenagear o centenário do escritor Jorge Amado, os alunos do 4o semestre e último semestre tiveram a missão de adaptar trechos do livro “Quincas Berro D’ água”. O resultado foram quatro curtas, que contaram com a participação voluntária de atores jovens e veteranos, entre eles Fernando Neves, que encarnou a personagem que dá título ao livro. 

A atividade está incluída no cronograma do curso e, através dela, o aluno passa por todo o processo produtivo de um trabalho audiovisual, conforme explicou o professor Max Bittencourt. O início é a adaptação, propriamente dita. O projeto voltado para “Quincas” foi o primeiro em que os alunos mergulharam mais profundamente na realidade do mercado, realizando testes de elenco, escolha de locações, entre outras missões. 

O resultado de todo esse processo pôde ser conferido em novembro do ano passado, na sala do Cine Cena Itaigara, em Salvador. Alunos, professores, atores e convidados assistiram em tela o resultado do esforço dos alunos, que, como colocou a professora Ceci Alves, entram no mercado audiovisual ainda mais preparado. 

Para este ano, segundo adiantou a professora aos alunos do então 3o semestre, a proposta é adaptar Clarice Lispector.

Nenhum comentário:

Postar um comentário