sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O primeiro de muitos

A galera do CUAL promoveu um debate importante ontem (quinta-feira, 23), no espaço Solar Boa Vista, sobre os caminhos para a produção cinematográfica alternativa. No entanto, apesar dos esforços, muito se falou e pouco se fechou. Alguns participantes pareciam estar ali para falar do que eles fazem ou fizeram, alimentando seus próprios egos. Outros demonstravam estar perdidos no mercado, sem saber aonde ir.

O debate foi salvo por contribuições ricas de alguns presentes, que propuseram ações práticas para a produção independente. Como o próprio CUAL disse, a ideia não era choramingar por espaço ou dizer o que fez ou o que não fez, mas sim pensar e levantar demanda sobre qual o melhor caminho para se produzir de forma independente e coletiva, proporcionando diversidade de visões e liberdade criativa.

Lógico, nosso Estado está pouco acostumado a promover debates dessa natureza, pois a maioria espera a mamata do governo. Mas a iniciativa merece atenção, pois pode se inaugurar uma nova era de discussões sobre o fazer cinematográfico na Bahia e também no Brasil. Já já, mais novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário