segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Faça filmes, com ou sem edital


Com ou sem edital, podemos fazer cinema. Foi essa a mensagem que o CUAL - Coletivo Urgente Audiovisual quis passar com a realização de um encontro no último dia 23 de agosto, no Solar Boa Vista, no bairro de Brotas, em Salvador. Como falou Luan Santana Marques, um dos integrantes do CUAL, o que se viu foi um embate entre gerações que muito explica a realidade atual do cinema baiano.

Vimos foi a turma do "EU fiz, EU faço e EU vou fazer" contra as do que choramingam. Pouco se concluiu em termos de ações práticas, o que era a proposta inicial do CUAL ao tomar essa iniciativa. Alguns realizadores presentes, como Fabiano Passos, que é sócio da produtora Maisum Filmes, apresentou a visão do que se espera fazer enquanto busca de caminhos alternativos, e é o que se trabalha dentro da proposta de trabalho do CUAL: fazer filmes, com o que se pode e o que se tem. Há meios para se produzir e "escoar" a sua produção, especialmente com a internet.

Criou-se uma cultura no nosso Estado de que ser independente é quase algo inviável ou intocável. Mas, apesar desses embates presenciados durante o encontro, enxergamos uma luz no fim do túnel, uma vez que se viu uma mobilização de pessoas interessadas em movimentar a cena do audiovisual na Bahia e, de certa forma, tentar acabar com as tais panelinhas (não foi um consenso geral, mas, sim: no fundo, há uma proposta nas entrelinhas).

O Solar Boa Vista é palco das mostras do CUAL e, dessa vez, abriu as portas para se debater caminhos de produção. É o primeiro de muitos que se vem pela frente e esperamos que muitos realizadores enxerguem o cinema como ele realmente deve ser enxergado: de forma coletiva. Francisco Gabriel Rego, outro integrante do grupo, destacou também que é a participação de um processo importante para o cinema baiano. É abrir o caminho, principalmente, para a produção independente e criar uma força-tarefa para evitar o fechamento de portas.

O CUAL é formado por: Álvaro Andrade, Bianca Muniz, Danilo Umbelino, Deise Valente, Francisco Gabriel Almeida, Luan Santana Marques, Marcus Curvelo, Ramon Coutinho e Rodrigo Garcia.

Veja o vídeo.   





Nenhum comentário:

Postar um comentário