quinta-feira, 14 de junho de 2012

Mostra CUAL: cineclubismo no Solar Boa Vista


Debate rolando solto na última Mostra
CUAL

Há quase um mês, no dia 18 de maio, a galera do CUAL – Coletivo Urgente de Audiovisual -  realizou mais uma de suas já tradicionais mostras no Solar Boa Vista, no bairro de Brotas, em Salvador. Naquela ocasião, o CUAL celebrava um ano de realização da mostra, com a exibição de filmes produzidos pelo grupo, com curadoria do crítico de cinema João Carlos Sampaio.

É importante frisar que o Solar Boa Vista é um espaço de cultura aberto ao público. A mostra CUAL  já se consolidou no calendário de eventos mensais do Solar. Aos pouquinhos, o público interessado em cinema vai comparecendo para conferir alguns dos trabalhos desses talentosos jovens.

Naquele dia 18 de maio, foram exibidos os filmes Que Horas é a Sessão, Fake Off e O Caminho Mais Próximo de Casa, cada um com características bem distintas, mas com a marca CUAL de fazer filmes. E a mostra, como reforçaram os jovens em uma entrevista cedida a este blog, é quase um cineclubismo.

É importante que iniciativas como essa sejam disseminadas no meio cinematográfico, especialmente na Bahia, carentes de qualquer tipo de apoio ou até boa vontade para se fazer cinema. O CUAL faz filmes com o que pode, com o que tem abre espaço para um canal de exibição, discussão e acesso ao público.

Hoje, dia 14 de junho, vai rolar mais uma mostra. A programação é a seguinte:
- "Olho de Vidro"
FIC. 13 min. Dir. Klaus Hasten (Casa das Artes)
- "Tudo Volta Para o Mesmo Lugar (Homem Boi Contra Lagarto, Lagartixa e Jacaré)".
DOC. 22 min. Dir. Marcus Curvelus (CUAL)
+ 1 Filme Surpresa

Não deixe de conferir. A entrada é gratuita e os filmes começam a ser exibidos às 19h30. Depois, o debate! Em breve, uma reportagem mais detalhada dessa iniciativa!

Um comentário:

  1. MOVIMENTO LINDO!
    PARABÉNS GALERA!
    FÃZONA DE VOCÊS!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir