terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Spielberg é “esquecido” pela academia

Carlos Baumgarten

Mesmo tendo sido premiado com o Globo de Ouro de Melhor Animação, As Aventuras de Tintim ficou de fora da categoria na lista do Oscar. A animação, dirigida por Steven Spielberg, levou uma indicação pela trilha sonora do compositor oficial do diretor, John Williams. Williams, que é um recordista em indicações e premiações, está sendo indicado, também, pela trilha de Cavalo de Guerra, do mesmo Spielberg.

Cavalo de Guerra, por sua vez, está indicado a Melhor Filme. Spielberg, por outro lado, foi deixado de canto na categoria Melhor Diretor. Uma contradição ou apenas “falta de espaço”? Cavalo de Guerra não é um filme excepcional, mas é conduzido de forma muito competente. Seria mais coerente indicá-lo à categoria de Melhor Diretor e deixá-lo de fora da lista de finalistas de Melhor Filme.

Mas, se analisarmos a lista, de fato, seria difícil encaixar Spielberg no caminho, já que a concorrência está forte este ano. Um dos favoritos é o seu amigo de longa data, Martin Scorsese, que já arrebatou o Globo de Ouro.   Na continuidade, temos o francês Michel Hazanavicius, de O Artista, Alexander Payne, por Os Descendentes, Woody Allen, por Meia-Noite em Paris, e o recluso Terrance Mallick, por A Árvore da Vida.

Mallick é um diretor que não gosta de aparecer e faz filmes dentro de intervalos de tempo enormes, como Stanley Kubrick fazia. No entanto, sempre procura brindar público e crítica com belíssimas obras de arte. A Árvore da Vida é uma filosofia de vida e da vida, um passeio por uma espécie de autobiografia do cineasta. No entanto, não deve passar das indicações.

Já Meryll Streep tem tudo para levar a sua terceira estatueta de Melhor Atriz, pela sua atuação como Margaret Thatcher, em A Dama de Ferro. George Clooney não foi considerado como diretor em Tudo pelo Poder, mas não foi esquecido como ator, pelo seu trabalho em Os Descendentes. Ele também foi premiado com o Globo de Ouro, o que o torna um dos favoritos a estatueta, junto com Jean Dujardin, de O Artista.

E temos um representante brasileiro na lista de indicados ao Oscar. Não estamos na lista de Melhor Filme Estrangeiro, mas concorremos pela canção original da animação Rio, composta por Carlinhos Brown e Sérgio Mendes. O único concorrente nessa categoria é a canção de Os Muppets.  O páreo é duro, pois é com a Disney, mas, dessa vez, as chances são maiores.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário