terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Scorsese pode levar segundo Oscar da carreira

Carlos Baumgarten

Tudo indica que a noite do dia 26 de fevereiro será de festa para duas produções. A lista deindicados ao Oscar, anunciada na manhã de hoje, dá indícios de que A Invenção de Hugo Cabret e O Artista sairão consagrados do Kodak Theater, em Los Angeles. O primeiro, dirigido por Martin Scorsese, lidera o número de indicações, com 11. Logo em seguida, está O Artista, com 10.

O diretor Martin Scorsese já levou o Globo de Ouro de Melhor Diretor. Cineasta oriundo do movimento independente, Scorsese sempre foi esnobado pela Academia, que recusou premiá-lo em filmes como Touro Indomável (1980) e Os Bons Companheiros (1991). Em 2007, no entanto, os jurados ofereceram uma espécie de prêmio de consolação, contemplando o diretor com o Oscar pelo seu trabalho em Os Infiltrados, filme que pode ser classificado de mediano a ruim, se comparado a outras obras do cineasta.

Agora, A Invenção de Hugo Cabret, primeira incursão de Scorsese na tecnologia 3D, mostra uma possibilidade de o diretor ser, de fato, reconhecido por um trabalho de qualidade. O detalhe é que estamos falando de um longa diferenciado de toda a trajetória do cineasta ítalo-americano, que sempre preferiu abordar temáticas do submundo de Nova Iorque, sua cidade natal.

A Invenção de Hugo Cabret narra a história de um órfão que vive aventuras secretas nas paredes de uma estação de trem na cidade de Paris dos anos 30. O filme vem sendo aclamado pela crítica e estreia no Brasil no próximo dia 17 de fevereiro.

O Artista vive o seu namoro com o cinema hollywoodiano. Produção francesa que retrata a transição do cinema mudo para o cinema falado, o filme vem arrebatando importantes prêmios, como Globo de Ouro, Critic´s Choice, além das premiações dos sindicatos. A disputa ainda é incerta, mas há boas possibilidades de Scorsese levar o seu segundo Oscar de direção, enquanto O Artista pode ficar com a categoria de Melhor Filme. Mesmo com os termômetros que permitem as previsões, tudo pode acontecer até o dia 26.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário