segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Foi, mais uma vez, Chico Xavier

Carlos Baumgarten


Foi divulgada a lista de filmes que disputarão a chance de estar entre os finalistas do Oscar do ano que vem. Isso mesmo. É uma pré-lista da qual saíra um filme que será inscrito na competição. Repetindo, o longa As Mães de Chico Xavier está entre os concorrentes. No ano passado, Chico Xavier, de Daniel Filho, compunha a tal lista. 


Foi no ano passado também que uma grande confusão liderada pelo Ministério da Cultura fez com que a lista e a escolha final fossem bem criticadas. O ministério iria deixar o povo escolher o filme de sua preferência ser inscrito no prêmio da Academia de Hollywood. Nada mais justo, afinal 99% dos filmes são produzidos com recursos públicos. 


Foi aí que a Cultura engatou a marcha ré, voltou atrás, zerou a votação e escolheu o representante por sua comissão “especializada”. Lula: O Filho do Brasil iria ser o representante tupiniquim na tentativa de chegar à finalíssima do Oscar. Não era um filme feito com recursos públicos, mas, falando sério, ninguém é ingênuo, não é mesmo? 


Foi também evidenciado o sucesso de Déborah Seco com Bruna Surfistinha e uma nova tentativa de Lope, que no ano passado concorreu pela Espanha. O filme de Andrucha Wadidngton é uma co-produção entre aquele País e o Brasil. Portanto, vai concorrer pelo lado verde e amarelo dessa vez. 


Foi feita a justiça com Tropa de Elite 2, que pode não agradar a todos, mas cumpre o seu dever de casa como obra cinematográfica para o grande público. A história do falsário da Gol está indo em duas versões: na dramatização Vips e no documentário Histórias Reais de um Mentiroso. Conheceremos o escolhido no próximo dia 20. 


Foi e segue agora a lista completa. Confira:


A Antropóloga, de Zeca Nunes Pires
As mães de Chico Xavier, de Glauber Filho e Halder Gomes
Assalto ao Banco Central, de Marcos Paulo
Bruna Surfistinha, de Marcus Baldini
Estamos Juntos, de Toni Venturi
Família Vende Tudo, de Alain Fresnot
Federal, de Erik de Castro
Histórias Reais de um Mentiroso VIPS, de Mariana Caltabiano
Lope, de Andrucha Waddington
Malu de Bicicleta, de Flávio Ramos Tambellini
Mulatas! Um Tufão nos Quadris, de Walmor Pamplona
Quebrando o Tabu, de Fernando Grostein Andrade
Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra
Tropa de Elite 2, de José Padilha
Vips, de Toniko Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário