quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Hitchcock: assistente de direção

Redação

Para todos aqueles que não acreditam que, um dia, os protagonistas tiveram que ser coadjuvantes. Foi anunciado, pelo site The Hollywood Reporter, a descoberta de três rolos do filme The White Shadow (a sombra branca, em tradução livre), rodado em 1924. O filme, dirigido por Graham Cutts, narra a história do conflito entre duas irmãs gêmeas, uma angelical e a outra diabólica.

Nos créditos, ninguém mais, ninguém menos, do que Alfred Hitchcock aparecia como assistente de direção. O ainda desconhecido artista britânico assinou também a edição e o roteiro do filme. Os três rolos encontrados são dos momentos iniciais do filme. Faltam os três últimos rolos para conferir a obra completa.

A descoberta aconteceu na Nova Zelândia. Os rolos de The White Shadow estavam perdidos entre filmes americanos não identificados, guardados no Arquivo Cinematográfico daquele país. Segundo o site The Hollywood Reporter, o filme será restaurado pelo Park Road Post Production.

Os rolos pertenciam a um projecionista e colecionador Neozelandês, que morreu em 1989. Toda a coleção foi enviada para o arquivo, por conta dos riscos expostos pelos negativos altamente inflamáveis.

Hitchcock iria estrear um ano depois, em 1925, como diretor no filme The Pleasure Garden. O resto é história.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário