sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Estreia, nesta sexta-feira, A Árvore da Vida, de Terrance Mallick*


Carlos Baumgarten


Brad Pitt e Sean Penn são as estrelas do enigmático A Árvore da Vida, do também enigmático Terrance Mallick. O filme foi uma das principais atrações do Festival de Cannes desse ano e tem o foco na relação entre pai e filho. Apesar de partir de um ponto banal, Mallick expande a ótica dessa relação ao longo dos séculos, que vai desde a origem do universo até o fim dos tempos. Essa jornada culmina na busca pelo amor altruísta e pelo perdão. O longa é a principal estreia deste fim de semana.  


Do drama ao terror ficcional adolescente, vamos para J.J. Abrams que assume a direção de uma produção de Steven Spielberg. Super 8 conta a história de um grupo de garotos que, no verão de 1979, testemunha um misterioso acidente. O registro é feito com uma câmera super 8. Em seguida, eles percebem que desaparecimentos, também misteriosos, começam a acontecer em sua cidade. 


O ex-Superman Brandon Routh pega mais um papel saído dos quadrinhos, mas não tão popular quando o do homem de aço. Trata-se do filme Dylan Dog e as Criaturas da noite. Pelo título, já dá pra prever do que vamos encontrar. São as aventuras de um detetive particular especializado em casos sobrenaturais. No longa, ele vai caçar um monstro nos pântanos da Louisiana. 


O poeta marginal Paulo Leminski foi o principal inspirador o filme Ex Isto. Fantasiosamente, o longa de Cao Guimarães relata a vinda de René Descartes ao Brasil com Maurício de Nassau. O filósofo aproveita a estadia para se enveredar pelos trópicos sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da geometria e da ótica diante do novo mundo. 


Outra produção nacional que chega a alguns cinemas é o longa de Eryk Rocha, Transeunte. Rodado em preto e branco, o filme narra a historio de um senhor aposentado que, ao perder os laços com a vida, vira um mero figurante de sua história e dos conflitos alheios que acontecem ao seu redor. Mas, passo a passo, ele inicia o processo para recomeçar a vida.  


Na onda dos documentários sobre times de futebol, Darko Bajic e Renato Martins fazem um recorte ainda maior e focam na trajetória de um jogador. E a bola da vez é o sérvio Dejan Petkovic, que, iniciou sua carreira brasileira no Vitória da Bahia e se aposentou, recentemente, no Flamengo. O documentário O Gringo vai traçar, justamente, essa trajetória, desde o início, em sua terra natal, até a passagem pelos clubes brasileiros e sua consagração no time carioca. 

*As estreias não acontecem, necessariamente, em todas as cidades. Confira as sessões em sua localidade, pois alguns dos lançamentos podem ser exibidos posteriormente nos cinemas próximos a você. A certeza é que estreias estarão disponíveis. Escolha a que for mais apropriada ao seu gosto e tenha um bom filme! Não se esqueça de desligar o celular...

Nenhum comentário:

Postar um comentário