quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cineasta holandês apresenta técnica de filmagem em workshop

Redação


O cineasta holandês Leonard Rettel Helmrich apresenta a técnica de filmagem criada por ele mesmo: a single shot cinema. Atuante na direção de documentários, Leonard veio à Salvador para participar do CineFuturo, que previa em sua programação um workshop sobre essa técnica. O workshop teve inicio na manha de hoje, na capital baiana, e prossegue até sábado.

Single Shot Cinema é um jeito de filmar através do qual a câmera e o seu operador se movem de modo flexível pela cena para conseguir diferentes ângulos que expressem o olhar e percepções pessoais. Os movimentos de câmera podem ser rápidos ou lentos, altos ou baixos, de perto ou de longe, mas tudo isso em um só shot, ou seja, uma só tomada dentro de uma mesma cena.

O método busca dar mais realidade à cena e dá mais liberdade ao operador da câmera sobre o que está sendo filmado, tornando possível a exploração de novos ângulos. O cineasta Leonard Rettel Helmrich está desenvolvendo essa técnica com os participantes do workshop, através de métodos e equipamentos desenvolvidos por ele próprio.

À noite, o público poderá conferir o documentário Posição Entre Estrelas, dirigido por Helmrich, que segue os conceitos e a técnica da single shot cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário