terça-feira, 28 de junho de 2011

O que é single shot cinema?

Redação


O cineasta holandês, Leonard Helmich, ministrará um workshop entre os dias 28 e 30 de julho, em Salvador, durante o CineFuturo – VII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, que acontece de 25 a 30 deste mesmo mês. Helmich apresentará uma nova técnica de filmagem criada por ele: o single shot cinema.

Single Shot Cinema é um jeito de filmar através do qual a câmera e o seu operador se movem de modo flexível pela cena para conseguir diferentes ângulos que expressem o olhar e percepções pessoais. Os movimentos de câmera podem ser rápidos ou lentos, altos ou baixos, de pertou ou de longe, mas tudo isso em um só shot, ou seja, uma só tomada dentro de uma mesma cena.

                                   Foto: Divulgação
O cineasta Leonard Helmrich demonstrando a
single shot cinema

O método busca dar mais realidade à cena e dá mais liberdade ao operador da câmera sobre o que está sendo filmado, tornando possível a exploração de novos ângulos. O cineasta Leonard Helmrich vai desenvolver essa técnica com os participantes do workshop, através de métodos e equipamentos desenvolvidos por ele próprio.

O workshop terá a duração de três dias em período integral (com pausa de uma hora para almoço), no ICBA, em Salvador, com carga horária de 21h. A inscrição, com a seleção prévia dos participantes – profissionais e estudantes de cinema - tem o investimento de R$ 350. São 20 vagas disponíveis. Os interessados devem preencher o cadastro no site www.cinefuturo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário