sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mamonas e Woody Allen estreiam no cinema*

Carlos Baumgarten


Já se passaram 15 anos desde que os integrantes dos Mamonas Assassinas morreram em um trágico acidente aéreo. Uma carreia meteórica em todos os sentidos: em oito meses, foram mais de 300 shows, milhões de discos vendidos e a conquista de uma legião de fãs em todo o Brasil. A morte precoce, inesperada, interrompeu um ciclo de sucesso e fica sempre a dúvida: se estivessem vivo, os Mamonas ainda estariam no topo das paradas? Essa é uma pergunta que ninguém pode responder.

Mas o que o documentário Mamonas pra Sempre, de Claudio Kahns, mostra é como esse cinco jovens criados na periferia de Guarulhos, em São Paulo, conquistaram todo o Brasil e ficaram na memória de quem viveu e curtiu a rápida trajetória do grupo. O filme é uma das estreias desta sexta-feira.

Saindo do documentário, entramos na ficção do “psicanalisado” Woody Allen. Sim! O cineasta norte-americano não se cansa de trabalhar. Há alguns meses, ele lançava Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, que tinha no elenco Antonio Banderas. Agora, Allen apresenta Meia-Noite em Paris. No elenco, o público poderá conferir a performance da primeira-dama francesa, Carla Bruni.

Meia-Noite em Paris inicia a narrativa contando a história de uma família que viaja a negócios para a capital francesa. Nesse período, o casal que acompanha a família tem o noivado transformado, ao descobrir a ilusão de que, se levassem uma vida diferente, poderiam ser mais felizes.

Outra estreia desta sexta-feira é uma produção genuinamente francesa. No elenco, nomes como Catherine Deneuve e Gérard Depardieu. Trata-se da comédia Potiche: Esposa Troféu, dirigida por François Ozon. Conta a história de um homem obcecado pelos seus negócios que não se relaciona bem com ninguém, de funcionários à família. Após uma greve na fábrica, ele é sequestrado e sua mulher assume os negócios, mostrando ser uma melhor administradora do que o seu marido.

Finalizando as estreias da semana, Pedro Urano apresenta o seu road-movie Estrada Real da Cachaça. O documentário procura mapear a presença da cachaça na cultura brasileira.

*As estreias não acontecem, necessariamente, em todas as cidades. Confira as sessões em sua localidade, pois alguns dos lançamentos podem ser exibidos posteriormente nos cinemas próximos a você. A certeza é que estreias estarão disponíveis. Escolha a que for mais apropriada ao seu gosto e tenha um bom filme! Não se esqueça de desligar o celular...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário