sexta-feira, 10 de junho de 2011

Comédia global e documentário vencedor do É Tudo Verdade entre as estreias da semana*

Carlos Baumgarten


A filha de Glória Pires entra em mais uma empreitada cinematográfica. Qualquer Gato Vira-Lata é mais uma adaptação de uma peça teatral e, talvez, mais uma tentativa da Globo de fazer um “piloto” para série ou minissérie de TV. É a história de uma jovem estudante de Direito que se oferece de cobaia para a tese de um professor sobre a harmonia entre as conquistas amorosas.


Uma boa pedida para este fim de semana, para quem aprecia o gênero, pode ser o documentário Família Braz: Dois Tempos. Os diretores Arthur Fontes e Dorrit Harazim filmaram seis pessoas de uma mesma família em dois períodos. A primeira parte foi rodada em 2000. Em 2010, eles voltaram a mesma casa, para ver o que mudou, o que foi feito de suas expectativas e o que esperam para o futuro. O filme foi premiado no festival É Tudo Verdade, evento voltado, exclusivamente, para o gênero documentário.   

A sequência da animação Kung Fu Panda é outra estreia desta semana. Agora, o simpático urso panda tem que enfrentar um novo inimigo, que possui uma arma secreta capaz de permitir a conquista da China e acabar com o kung fu.

No final de semana do Dia dos Namorados, o drama Blue Valentine narra a história de um casal em crise. Após anos de casamento, os dois tentam superar o momento, buscando no passado e no presente motivos que os mantiveram unidos.   

O longa argentino O Homem ao Lado explora a relação entre vizinhos e a suposta tentativa de manter a privacidade em meio ao caos das construções das grandes cidades. A narrativa se desdobra a partir de um casal que vive na única casa feita na América pelo famoso arquiteto Le Corbusier. A rotina deles é alterada, quando um vizinho resolve construir, ilegalmente, uma janela que dá visão para a casa da família. A tensão vivida pelas personagens acaba atingindo o próprio cerne do casal.  

O Primeiro Que Disse é uma produção italiana que conta a história de um herdeiro de uma rica família que resolve assumir a homossexualidade durante a celebração da promoção de seu irmão na fábrica onde trabalha. Porém, antes que ele possa abrir a boca, é o irmão que revela para todos a homossexualidade e acaba sendo deserdado e expulso da família. Assim, o irmão que revelaria a sua sexualidade assume os negócios da família, e se enfia num beco sem saída.

*As estreias não acontecem, necessariamente, em todas as cidades. Confira as sessões em sua localidade, pois alguns dos lançamentos podem ser exibidos posteriormente nos cinemas próximos a você. A certeza é que estreias estarão disponíveis. Escolha a que for mais apropriada ao seu gosto e tenha um bom filme! Não se esqueça de desligar o celular... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário