sexta-feira, 15 de abril de 2011

Títulos inusitados, franquias retomadas e documentário que bateu meio Brasil no Oscar. Confira as estreias da semana*

Carlos Baumgarten


Quem estava na faixa etária entre 16 e 18 anos lá por volta de 1996 lembra-se claramente do fenômeno chamado Pânico. O terror adolescente retomado por Wes Craven (responsável por A Hora do Pesadelo, de 1984) reinaugurou as portas do cinema teen voltado para o gênero. Não é à toa que uma série de filmes foi feita no mesmo período, dentro do mesmo clichê de Pânico, a exemplo de Lenda Urbana (1998) e Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997). 

Hoje, esse mesmo público está na casa dos 30 anos e talvez não tenham o mesmo interesse que tinham há uma década. Os produtores tentam conquistar as novas gerações, mas de uma maneira muito estranha: fazendo exatamente a mesma coisa que faziam nos seus primórdios. E não será diferente com Pânico 4: mesma história, mesmo clichê e sustos que não fazem o mesmo efeito. É apenas a tentativa de ganhar um novo público, adaptado aos novos tempos. A franquia é uma das estreias desta sexta-feira.

O documentário que ganhou o Oscar que supostamente iria para o Brasil também chega às telas do cinema. Trabalho Interno, dirigido por Charles Ferguson, revela os bastidores da crise econômica que estourou em 2008 e rolou como uma bola de neve ao redor do mundo.

Da França vem mais um documentário: Bebês. O filme de Thomas Balmes acompanha o primeiro ano de vida de quatro bebês em partes diferentes do mundo.

Como produtor, Steven Spielberg volta à temática nerd que lhe deram fama e fortuna. Eu Sou o Número Quatro conta a história de nove alienígenas que fogem para a Terra, após o planeta em que vivem estar ameaçado de ser eliminado do universo.

E, fechando as estreias para este fim de semana, Pierre Thoreton, revisita a trajetória do estilista Yves Saint Laurent e o seu relacionamento  com Pierre Bergé e a moda. Trata-se do documentário  O Louco Amor de Yves Saint Laurent.

*As estreias não acontecem, necessariamente, em todas as cidades. Confira as sessões em sua localidade, pois alguns dos lançamentos podem ser exibidos posteriormente nos cinemas próximos a você. A certeza é que estreias estarão disponíveis. Escolha a que for mais apropriada ao seu gosto e tenha um bom filme! Não se esqueça de desligar o celular...

Nenhum comentário:

Postar um comentário