sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sonho bollywoodiano nas telas do cinema

Carlos Baumgarten


Bollywood tem andado em alta nos últimos anos. Sendo o País que mais produz filmes no mundo, a Índia chamou certos olhares ao seu espetáculo cinematográfico. O Brasil não podia ficar de fora, e a jovem diretora Beatriz Seigner captou essa atmosfera mística, ao mesmo tempo que se provoca o choque cultural, no filme Bollywood Dream, uma das estreias desta sexta-feira.

O filme, um co-produção entre Brasil e Índia, conta a história de três atrizes brasileiras que viajam até a Índia em busca da fama em Bollywood. Chegando lá, sofrem com os contrastes culturais, mas não perdem a esperança de se tornarem estrelas da indústria cinematográfica indiana. Na verdade, seus sonhos se “adaptam” à nova realidade.

Já em Hollywood, Robert Pattison, o galã de Crepúsculo, parece que está tentando se desvincular da imagem de “vampiro pegador”. Ele é o protagonista do romance com cargas de drama intitulado Água para Elefantes. O longa, que combina o universo circense com a grande depressão norte-americana, conta a história de um entrelaço amoroso, envolvendo um estudante de veterinária e uma domadora de cavalos.  

Para quem viu Natalie Portman dominar as cenas em Cisne Negro, poderá ver o lado light da atriz, conforme palavra da própria. Ela afirmou, em entrevista, que precisava fazer papeis menos densos, para não entrar em um colapso nervoso, após o extenuante trabalho no elogiado Cisne Negro. Em Thor, Portman interpreta uma terráquea (parece óbvio, mas...) que encontra com a personagem título do filme. Thor está prestes a ser coroado como rei, mas é enviado à Terra para lutar contra forças que ameaçam a sobrevivência do seu mundo.

Michael Hoffman escreve e dirige A Última Estação, que acompanha os últimos e turbulentos anos da vida de Leo Tolstoi. Nesse período, ele se vê dividido entre a sua doutrina da pobreza e da castidade e a realidade de riqueza, 13 filhos e uma vida de hedonismo.

Um elenco de peso é o grande atrativo da comédia Como Você Sabe?. Nomes como Jack Nicholson e Reese Whitherspoon são personagens da narrativa que acompanha o reencontro de uma mulher com um amigo. A moça está no meio de uma crise no relacionamento, enquanto o seu amigo passa por um grande problema financeiro. Assim, estão eles interligados em um triângulo amoroso.   


Dois documentários esquentam as telas do cinema neste fim de semana. Marcha da Vida acompanha jovens de todo o mundo que estão conhecendo campos de concentração nazistas, em Auschwitz e Birkenau. Eles estão acompanhados de sobreviventes do Holoucausto, que contam suas histórias de sofrimento, terror e angústia.

Já o documentário Nana Caymmi em Rio Sonata mistura imagens de palco e entrevistas para remontar a trajetória de uma das cantoras mais importantes e respeitadas da MPB. 


*As estreias não acontecem, necessariamente, em todas as cidades. Confira as sessões em sua localidade, pois alguns dos lançamentos podem ser exibidos posteriormente nos cinemas próximos a você. A certeza é que estreias estarão disponíveis. Escolha a que for mais apropriada ao seu gosto e tenha um bom filme! Não se esqueça de desligar o celular...

Nenhum comentário:

Postar um comentário