quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Crítica: O Turista

Filme aposta no charme do casal Jolie e Depp

Carlos Baumgarten

O Turista é um daqueles filmes feitos para divertir o espectador. Não tem nenhum compromisso com o conteúdo em si e se prende à dependência de um casal de peso formado por Angelina Jolie e Johnny Depp, além das paisagens de tirar o fôlego da românica cidade de Veneza.

O longa, dirigido pelo alemão Florian Henckel, estreou em janeiro e é uma refilmagem da produção francesa A Caçada (2005), de Anthony Zimmer, que recebeu até o rótulo de comédia romântica. E O Turista não poderia receber um rótulo diferente.

A história gira em torno de Alexander Pearce, que está sendo procurado pela Scotland Yard e por um gângster, depois de ter roubado uma boa quantia em dinheiro. A polícia o procura por sonegação de impostos e o gângster está a sua caça, pois o dinheiro era dele.

O filme inicia em Paris, quando a bela britânica Elise (Angelina Jolie), antigo caso amoroso de Pearce, recebe uma correspondência do próprio golpista para encontrá-lo em Veneza. Durante a viagem, ela conhece Frank Tupelo (Johnny Depp) e acaba envolvendo-o na trama.

O ritmo de O Turista nos leva a pensar que teremos boas doses de ação, enfeitadas com um charmoso suspense, ao estilo Hitchcock, sendo reforçado pela misteriosa e mágica Veneza. Mas, com o transcorrer dos seus curtos 90 minutos, entendemos que se trata, muito mais, de uma comédia romântica, promovida pelos seus protagonistas de peso.

Não temos aí os melhores trabalhos de Jolie ou Depp (apesar de ambos terem sido indicados ao Globo de Ouro). Aliás, eles não têm tanto trabalho assim para interpretar e contracenar. Florian Henckel acabou se prendendo ao charme do casal e à fotografia de Veneza, e fez um filme que, simplesmente, atinge o seu objetivo, sustentado por um bom elenco coadjuvante.

Com um orçamento na casa dos US$ 100 milhões, O Turista não é uma produção surpreendente ou que mereça total atenção, mas vale conferir pelo esforço da equipe em entreter o público.
                                  
                                  Foto: Sony Pictures/Divulgação
Johnny Depp e Angelina Jolie em cena de O Turista

Nenhum comentário:

Postar um comentário