sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Animação nacional é uma das estreias da semana

Carlos Baumgarten



Brasil Animado é o reflexo das tentativas de se buscar uma produção nacional do gênero. Além disso, ganha o status de ser o primeiro filme em 3D feito no País. A história de Stress e Relax passa pelos quatro cantos do Brasil, mesclando o desenho animado com imagens reais de pontos turísticos famosos. O longa é um dos destaques neste fim de semana de estreia.

A comédia romântica espanhola Dieta Mediterrânea também é uma das atrações que estará nos cinemas a partir desta sexta-feira. Conta a história de uma chef de cozinha, aparentemente bem casada e mãe de três filhos, que acaba se apaixonando por um agente de artistas.

O documentário Lixo Extraordinário, co-produção entre o Reino Unido e o Brasil,  traz uma análise do trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz. Ele apresenta a sua obra no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, um dos maiores aterros sanitários do País. O filme foi realizado ao longo de três anos e tem direção de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley.

O controvertido diretor Robert Rodriguez apresenta a adaptação para o formato de longa-metragem de um falso trailer que aparece em cena dos filmes Grindhouse (2007) e Planeta do Terror (2007), homenagem do cineasta aos filmes de zumbi. Machete, que foi apresentado no Festival de Veneza no ano passado, é o nome do personagem que dá título ao longa. A história gira em torno de um agente federal contratado para matar um senador, que percebe ter caído em uma cilada.

O Bom Coração é outro longa que preenche as salas de cinema a partir desse fim de semana. Conta a história de o dono de um bar em Nova Iorque que, após o seu quinto ataque cardíaco, conhece no hospital um morador de rua que tentou suicídio. A partir daí, ele resolver dar valor a vida e faz desse morador de rua o seu herdeiro, ensinando o que ele precisava saber para manter o negócio ativo em Nova Iorque.

Outras estreia que chama a atenção é O Turista. O filme, que traz em seu elenco Johnny Depp e Angelina Jolie, é uma mistura de Encontro Explosivo (2010) com Trama Internacional (2009). No enredo, perseguições, explosões, sensualidade e pouco conteúdo. A narrativa gira em torno de um homem que viaja para Europa com o objetivo de curar as mágoas, após uma desilusão amorosa. Lá conhece uma misteriosa mulher que o envolve em uma perigosa rede de intrigas.

Por fim, a turma de Hannah-Barbera volta à cena com mais uma versão “carne-e-osso” (incluindo as personagens digitais) de um dos seus famosos desenhos. Estamos falando de Zé Colmeia, que ganha a sua primeira versão com atores reais que interagem com os ursos produzidos por computação gráfica.

Pra quem conhece a história, nenhuma novidade: o urso com o seu fiel parceiro Catatau, adoram devorar a comida dos visitantes do parque Jellystone. Só que agora eles terão que trabalhar ao lado do guarda Smith para evitar que o tradicional parque seja vendido pelo prefeito da cidade.  Pode ser um prato cheio para as crianças de uma geração que não vivenciaram os clássicos desenhos. Já para quem viveu a infância daquela época, pode ser uma oportunidade de reviver. Mas não devemos guardar grandes expectativas.

Agora, é só escolher a sessão. Tenha um bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário