terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Bravo! lança Retrato do Artista - Cinema

Carlos Baumgarten




Fotos de artistas em momentos decisivos
de suas  carreira
s


Essa é para os cinéfilos de plantão! Já está nas bancas o livro Bravo! Retrato do Artista – Cinema, que reúne fotos de artistas que foram ícones hollywoodianos em diferentes épocas. Só pra citar algum deles, podemos encontrar Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo (1961), além do gênio Charlie Chaplin. O livro custa R$ 79,90, tem 248 páginas, e pode ser comprado pelo site da editora Abril ou nas bancas em mais de 18 praças no País.

As fotos retratam os artistas em momentos decisivos de sua carreira. Mais do que isso, o livro apresenta os atores que melhor encarnaram personagens que transcenderam épocas. Holly Golightly, personagem de Hepburn em Bonequinha de Luxo, é emblemática nesse sentido. No princípio dos anos 60, sua preocupação em estar sempre bem vestida antecipou a atitude dos que vivem da moda. Não é a toa que a personagem é considerada uma espécie de padroeira do mundo fashion.

E o que dizer então de Charlie Chaplin e toda a sua genialidade com a sua imortal personagem The Tramp (ou O Vagabundo, em nossa língua)? Sua ousadia e visão de futuro estão presentes ao longo de sua carreira, em filmes como Tempos Modernos (1936), O Garoto (1921) e O Grande Ditador (1940). Mesmo para pessoas que nasceram décadas depois de Chaplin, que morreu em 1977, não admirá-lo é uma tarefa difícil. Ao mesmo tempo que são cômicos, seus filmes são poderosos na reflexão do sentimento humano e da emoção.  Podemos rir e nos emocionar ao mesmo tempo por séculos e séculos. 

2 comentários:

  1. O que este livro tem de inovador?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Gustavo, de inovador, realmente, não tem nada. É apenas um livro para admiradores do cinema clássico e de personagens que marcaram época e romperam as barreiras do tempo. Um abraço!

    ResponderExcluir