sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Godard recusa receber Oscar por conjunto da obra

Redação


O cineasta Jean-Luc Godard, um dos grandes nomes da Nouvelle Vague francesa, não vai comparecer à solenidade de premiação, onde receberia um Oscar pelo conjunto de sua obra, neste sábado. Trata-se de uma homenagem da Academia de Artes e Ciência Cinematográfica, durante a entrega dos Governors Awards, que contará com a presença de cnomes como Francis Ford Coppola e Eli Wallach.

A solenidade acontece antes da cerimônia oficial de entrega do Oscar, prevista para fevereiro, quando o público pode conferir, em alguns minutos os melhores momentos da cerimônia. Apesar da recusa de Godard em comparecer ao evento, a homenagem, mais do que merecida, permanece.

Godard mostra que, mesmo aos 80 anos, este em plena forma a confrontar com os “grandões” da indústria, já que o movimento do qual fez parte, a Nouvelle Vague, difundia a ideia de cinema livre, narrativa não-cronológica e, acima de tudo, liberdade criativa. Isso mostra que Hollywood, em boa parte de suas produções, caminha na direção contrária, difundido trabalhos massificados, que podem ter técnica e até estética, mas sem qualidade narrativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário