quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Começa, hoje, 1º Festival de Cinema Universitário, em Salvador



Redação



Durante cinco dias, a capital baiana vai se transformar em um polo de discussão, produção e difusão do cinema universitário brasileiro. A partir de hoje até o próximo dia 18 de outubro, acontece o 1º Festival de Cinema Universitário da Bahia, no qual serão exibidos 50 filmes de oito Estados. Os trabalhos podem ser conferidos no Cinema do Museu (Circuito de Cinema Sala de Arte), no Corredor da Vitória, e na UniJorge, na Avenida Paralela.

Idealizado pelo professor e diretor cinematográfico Max Bittencourt, o festival é voltado para a produção universitária nacional, com o objetivo de buscar experimentações que transitem por uma linguagem cinematográfica própria, nos mais variados formatos. Esses 50 trabalhos apresentados passarão por uma seleção para a Mostra Competitiva Oficial. Desse total, 10 serão escolhidos para disputar prêmios que, juntos, somam mais de R$ 12 mil. Os demais participarão da Mostra Informativa.
                                        
                                          Foto: Divulgação
Cena do filme Siêncio, Por Favor, de Filipe Matzembacher,
do Rio Grande do Sul
Os prêmios serão distribuídos entre os três primeiros colocados da Mostra Competitiva Oficial e mais duas premiações especiais: Júri Popular, que vai premiar o melhor filme entre os 50, e o Prêmio da Associação Baiana de Cinema e Vídeo, que vai contemplar o melhor filme baiano da mostra. A lista dos 50 filmes selecionados está disponível no site do 1º Festival de Cinema Universitário da Bahia (www.unijorge.edu.br/festivaluniversitario).

Com uma programação diversificada, o festival está conectado com o universo das novas tecnologias e novas propostas audiovisuais. Serão realizadas três mesas-redondas sobre o tema, além de oficinas gratuitas, voltadas para o público e para os 10 diretores selecionados para a Mostra Competitiva. As oficinas confirmadas terão como temas: Cinema para Celular, Elaboração de Projetos Audiovisuais e Co-Produção Internacional e Roteiro de Ficção.

O 1º Festival de Cinema Universitário da Bahia é uma realização da Multi-Planejamento Cultural, que conta com o patrocínio do Programa Vivo Art.mov. através do Fazcultura, e tem a parceria da UniJorge, Dimas, Circuito de Cinema Sala de Arte e TVE.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário