quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mostra de Harun Farocki começa amanhã em São Paulo

Carlos Baumgarten


Com mais de 90 filmes no currículo, a maioria de documentários experimentais em curta-metragem, o cineasta alemão Harun Farocki ganha mostra inédita em São Paulo a partir de amanhã. A retrospectiva de seus trabalhos será exibida na Cinemateca, zona sul da capital paulistana, entre os dias 17 de setembro e 3 de outubro.

De 20 de setembro a 1º de outubro, o CINUSP “Paulo Emílio” recebe a mostra, incluindo ainda um seminário internacional, que contará com debates entre estudiosos da obra de Farocki.

O evento integra ainda a 29ª Bienal de São Paulo, que terá o próprio diretor como artista convidado. A mostra é fruto de uma parceria entre a Cinemateca Brasileira, o Goethe Institut São Paulo, o CINUSP “Paulo Emílio” e o LAICA – Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual da ECA-USP.

Como título de “Harun Farocki: Por Uma Politização do Olhar”, a mostra vai exibir parte considerável da filmografia do alemão, autor de diversos ensaios fílmicos e instalações nos quais discute novos modos de fabricação e percepção das imagens e as relações entre cultura audovisual, consumo, tecnologia e guerra. Farocki é considerado um dos responsáveis por redimensionar as relações entre a arte e a política, através de seus trabalhos.

Outras informações e a programação completa do evento podem ser conferidas no site da Cinemateca: www.cinemateca.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário